" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Revistas
"Nosso programa é movido a muita oração",diz organizador do RCC
Clínico geral e médico do trabalho,Helevom Guimarães de Oliveira Rosa tem 49 anos,é casado com Dóris,pai de um filho e reside em Taquara,Rio Grande do Sul,no Brasil.Há alguns anos,ele e a família se sentiram chamados a colaborar de uma maneira especial com o ECC (Encontro de Casais com Cristo),que agora é chamado RCC (Renovação de Casais com Cristo),promovido na Igreja Adventista do Sétimo Dia.Esse tipo de programa,que tem ajudado milhares de casais em todo o Brasil,é um dos programas estratégicos de trabalho do Ministério da Família da Igreja Adventista do Sétimo Dia.Helevom e Dóris,assim como tantos outros líderes de RCC,são precursores deste estilo claramente adventista de realizar o RCC.Elementos altamente espirituais e de um estilo de vida tipicamente adventista sempre fazem parte dos encontros realizados pelo casal.A revista Família Esperança entrevistou Helevom.
Revista Família Esperança - Como foi sua família de origem e como é hoje sua famíia?
Helevom- Nasci em berço adventista,tenho dois irmãos,e quanto tinha dez anos perdi meu pai com câncer.Foi uma época muito difícil,mas também uma motivação para vencer.Tive um exemplo de família muito forte.Minha mãe,que hoje é falecida,nos deu uma estrutura muito boa de família,foi um bom exemplo.Ela nos criou dentro dos princípios da Bíblia e da Igreja Adventista.
Formei-me em 1992 em medicina e,no ano de 1994,conheci minha esposa,Dóris,formada em fonoaudiologia.Hoje,seu principal papel é ser esposa e mãe.Estamos casados há 15 anos,já tivemos muitos dias escuros em nosso casamento e sabemos que ainda os teremos enquanto Cristo não voltar.Mas graças a Deus,os dias ensolarados são mais numerosos.Cada dia entregamos a Deus nosso lar e colocamos nossa família no altar do Senhor,e Ele tem nos abençoado.
Como começou o seu interesse pelo Minstério da Família?
Há 11 anos,fomos ao encontro de casais pela cidade de Novo Hamburgo,RS,e,no ano seguinte,estávamos apadrinhando e,juntamente com outros casais,trazendo o encontro para o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS0.Ficamos apaixonados por este ministério e Deus tem mudado nossa vida durante todo este tempo.Hoje podemos dizer,com toda certeza,que amamos ajudar no RCC.Fizemos parte da coordenação do RCC do IACS e palestramos por uma boa parte do Brasil para este e outros eventos da Igreja.Deus tem feito tantos milagres em nosso lar,que nosso maior desejo é poder ajudar outras famílias a entregarem-se a Jesus.
Além das palestras que você é convidado a fazer pelo Brasil,qual é o outro aspecto mais marcante de seu ministério nesta área?
O aspecto mais marcante é poder ver a transformação de vidas e este mérito não é nosso,mas de Deus através do Espírito Santo tranformando estas pessoas,estes lares.Algo que nos deixa muito felizes é quando recebemos informações,após algum evento do qual participamos,sobre casais cuja vida foi transformada.Essa é uma grande recompensa para honra e glória de Deus.
Quantas pessoas aproximadamente já foram batizadas através do programa de RCC que você ajuda a coordenar?
Cometemos um erro no início do ministério,que foi não contabilizarmos quantas pessoas foram batizadas.Nosso objetivo era diferente.Na verdade nem nós mesmos sabíamos o que queríamos transmitir para os casais.Naquela época simplesmente copiamos um ECC e quando descobrimos que podíamos usar este evento para falar de Cristo,isto foi uma bênção.
Hoje,juntamente com os outros três casais de coordenadores que admiramos e amamos muito,Ari e Célia,Elmer e Bia,e André e Márcia,temos um objetivo em comum,falar do amor de Deus e do que Ele pode fazer em nossas vidas.
Nós temos também 2 pequenos Grupos com poucas pessoas,pois empresários e profissionais liberais,e provavelmente iremos formar o terceiro.Vão faltar dias na semana para estudarmos.Orem pelas pessos que estão estudando a Bíblia,para que o Espírito Santo possa tocar seus corações.
A que você atribui este sucesso?
No decorrer do ano de 2009,começamos a mudar alguns itens em nosso RCC,a começar pelo estilo de alimentação,que deve ser conforme aquilo que é revelado por Deus e que foi adotado como um princípio da Igreja Adventista.Começa,mos substituindo a carne e os refrigernates por alimentos mais saudáveis e não menos saborosos (e ainda precisamos mudar muitas coisas).Mudamos tambm as músicas,etc.Na verdade,demos um aspecto mais espiritual ao RCC e trabalhamos a parte espiritual de cada padrinho.Acreditamso que precisamos viver o que pregamos em todos os aspectos,e que princípio não se negocia.O sucesso está em fazer a vontade de Deus,amá-Lo acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos.
Em sua opinião,qual é o diferencial deste programa que vocês realizam?
Nosso programa,desde as reuniões que antecendem o encontro,é movido a muita oração.As mudanças começaram por nós,os coordenadores,que temos suplicado a cada dia pela transformação de nossas famílisa.Pregamos a Cristo a todo instante e a diferença está em Deus dirigindo cada passo.Somos pecadores,e sem Cristo nada podemos fazer.Mas com Cristo tudo é diferente.
O que vocês fazem nos Pequenos Grupos após o encontro?Em média,quantas reuniões de PG frequenta um casal que participa do RCC?
Após o encontro,já marcamos o estudo bíblico.Formamos pequenos grupos com os casais que ainda são apenas amigos da igreja,e os dividimos por afinidade,entre os coordenadores.Iniciamos com uma oração,coversamos,lanchamos e após isso entramos no estudo bíblico mesmo.Depois finalizamos orando todos abraçados.Nossos encontros têm sido uma bênçãoQDeus trabalha de forma diferente em cada coração ali presente.
Não há uma regra quanto ao total de reuniões,há pessoas que fizeram o estudo todo em pouco tempo e se decidiram pelo batismo e levaram em torno de seis meses;outras estão ainda estudando há quase dois anos.
Queremos ressaltar o quão importante é um RCC,pois através desse meio Deus tem tocado o coração tanto da classe social alta,quanto das pessoas mais humildes.Mas temos visto corações de grandes empresários e suas famílias se renderem a Cristo.Esperamos que todos os RCCs do Brasil possam compreender o real significado deste ministério.Que Deus nos abençoe para isto.


*Afilhado é a pessoa ou casal que vai pela primeira vez ao encontro,levado por um "padrinho",que subvenciona parte de suas despesas.
Família Esperança